Acerca de nós...

A minha foto
Barcelos, Minho, Portugal
Sobre nós: vivemos um para o outro...

AVISO

Não se aceitam comentários anónimos neste blogue. Obrigado.

Fim do Mundo em Kuecas (3º episódio)

Coreia do Norte fuzila responsável pelas finanças do país

Governante foi executado por ter falhado a reavaliação da moeda e foi culpado por «ter levado a economia do país à ruína»

O preço a pagar pelo fracasso da reforma monetária da Coreia do Norte foi a morte. O país executou na semana passada o último responsável pelas finanças do Partido dos Trabalhadores.
Por «ter levado à ruína a economia do país de forma planeada», em Novembro do ano passado, Park Nam-gi foi castigado com a própria morte, informa a agência EFE, citando a agência sul-coreana Yohnap.
O Governo norte-coreano evocou o descontentamento social e os problemas de sucessão no poder, desencadeados pela débil situação económica do país, como outras razões para esta execução.
Park Nam-gi foi afastado da pasta das Finanças no mês passado, pelo número 1 da Coreia do Norte, Kim Jong-il, pelo facto de os preços terem disparado, no decorrer na reavaliação monetária efectuada meses antes. A intenção de estabilizar os preços e de combater o mercado negro caíram por terra; o Governo culpou assim o responsável pelas finanças do país.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte decide castigar desta forma os responsáveis pela governação do país. Em 1997, foi o detentor da pasta da Agricultura do Partido dos Trabalhadores que sucumbiu à morte, executado em público, pelos tumultos que se viviam naquela altura, devido à fome que assolava o país.

(Noticia www.iol.pt)


O FdMeK andava a divagar pelas notícias políticas quando se depara com algo dito anormal (na nossa visão ocidental), um político é executado por falhar o no seu desempenho!

Agora pergunto eu: e se isto algum dia acontecesse aqui neste “cantinho à beira mar plantado”?

Eu acho que nunca chegaríamos a tal situação, primeiro porque nós somos civilizados (pelo menos uns mais que outros), segundo a pena de morte em Portugal foi abolida oficialmente em 1867, tornando-se o primeiro Estado em todo o Mundo a realiza-lo, e por fim porque os políticos afinal lá bem no fundo também são pessoas e alguns chegam a ter sentimentos (mas são raríssimos).

Se nem o Valentim Loureiro a Justiça consegue deter (porque não quer) mesmo equipando as cozinhas dos seus munícipes, o que podemos dizer sobre todos os inúmeros processos judiciais e escândalos políticos/sociais que todo o povo conhece “de cor e salteado”?! Os políticos ganharam hábitos incompreensíveis e irracionais para o cargo que ocupam, e quando deveriam servir o povo, NÃO, estes servem-se do povo ao desbarato! Indivíduos que tiram cursos ao Domingo são tão fiáveis como o jornal 24 horas (que mesmo assim ainda detém alguma veracidade).
Mas pior do que isso ainda é a oposição, que é tão alternativa como as estradas municipais que vão servir de revezamento à A28…
O nosso país opera à base de acontecimentos e não de organização, ou seja, em Portugal é “ver para crer” e “depois de casa roubada trancas na porta”, por isso só quando um dia algum fulano “importante” for de “cana” é que possivelmente iremos acelerar rumo ao progresso.

Entretanto é só aguardar que esse dia chegue… mas aconselho-o a esperar deitado…

Portugal não tem futuro com estes ditos senhores que nem dessa classificação são dignos, para quando um líder com mais amor a si do que ao seu ordenado?!

Termino aqui este tema com um simples poema, da minha autoria, em homenagem a Portugal:

O meu Portugal

Oh Portugal enrascado
Triste sina adquiriu,
Nunca mais vais ser amado
Pelo povo que te pariu!

Quem te comanda, nada faz
Quem por ti navega, não chega a bom cais,
Eles rapinam tudo e o Povo não é capaz
De lhes cascar no lombo até não poder mais!

Vives na luxúria
Mas comes mexilhão,
Sobrevives com os políticos
Que tem o Povo na mão!


André

4 comentários:

Anónimo disse...

Poema magnífico!

Principalmente pelo facto de conter as palavras "pariu", "lombo" e "mexilhão" xD

Abraço

Vitor Hugo Silva disse...

Santos, 1º penso k a coreia do norte era um bom local para colocar super dragões!...

em 2º, nenhum politico em portugal era submetido a uma coisa destas visto k de tão trafulhas k são iludiam ate a propria morte!

qto ao poema, tas cá um poeta xD

Cátia disse...

O poema está qualquer coisa de rir xD

ahahah

Joaquim Gonçalves disse...

Esta notícia é ideal para o teu blogue :P

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=168348

lol